Acesso Remoto

 

O PiPplware vem já com vários serviços para poder ser acedido remotamente através de outro dispositivo. Tanto o Raspberry Pi como o outro dispositivo têm que estar na mesma rede e precisarão de saber qual o IP atribuído ao RPi. Podem ver o IP no ES -> Settings -> Show IP e também no Kodi -> Sistema -> Info Sistema. As credênciais de acesso a todos os serviços remotos por omissão são:

user: pi
password: raspberry

 

Rede Windows (Samba):

Para aceder aos ficheiros do Raspberry Pi e dispositivos lá ligados é muito simples. Basta abrir o “Explorador do Windows” e clicar em “Rede” na coluna esquerda. Deverá aparecer um dispositivo com o nome RASPBERRYPI (PIPPLWARE a partir da versão 5.0), entre outros.  Poderá ser necessário carregar em F5 para o RPi aparecer.

windows_samba

Podem agora copiar/cortar/eliminar ficheiros como se fosse um disco ligado ao computador.

Alternativamente podem digitar o IP do Pi na barra de endereços do Explorador do Windows, algo como:

\\192.168.1.100

Deverá ser possível fazer algo idêntico com outro sistema operativo, usando o seu gestor de ficheiros.

 

Secure FTP:

SFTP é um protocolo de transferência de arquivos em que o tráfego é encriptado. Podem aceder ao RPi através de SFTP usando um cliente como o Filezilla entre outros. Façam o download aqui, instalem e abram o programa.

Basta depois inserirem o IP, username, password, porta 22 e clicar em “Quickconnect” para ligar, na parte superior do programa.

sftp

Do lado esquerdo têm os ficheiros no computador e no lado esquerdo os ficheiros no Raspberry Pi.

 

SSH:

O SSH é útil para executar comandos e controlar o Raspberry Pi remotamente. Para se ligarem via SSH podem usar vários programas como por exemplo o Putty. Façam download aqui, instalem e executem o programa.

putty

putty2

 

 

 

 

 

 

 

Em “Conection type” seleccionem SSH, insiram o IP do RPi, porta 22 e clicar em “Open”. Depois irá aparecer uma janela igual à do lado direito onde têm de inserir o nome de utilizador e palavra passe. Depois de feito, terão um terminal virtual onde podem executar variados comandos linux.

 

Ambiente de trabalho XFCE (RDP):

Uma outra maneira muito fácil de controlarem o PiPplware remotamente é via remote desktop protocol. Para isso basta abrir o programa “Ligação ao Ambiente de Trabalho Remoto” que já vem instalado com o Windows. Depois devem de inserir o IP do RPi e clicar em “Ligar”. Se quiserem podem ajustar as opções de acordo com o desejado.

rdp1

No ecrã seguinte devem digitar o nome de utilizador e palavra passe e fazer OK. Depois terão acesso ao desktop do PiPplware como se estivessem a usar directamente o PiPplware.

rdp2

Outros SOs: Para acederem ao ambiente de trabalho RDP em smartphones/tablets Android ou iOS basta instalarem a applicação “Microsoft Remote Desktop”.

 

Ambiente de trabalho XFCE (VNC):

O Pipplware tem também um servidor VNC (tightvncserver) já instalado e configurado. VNC é semelhante ao RDP mas são protocolos diferentes. Para se conectarem ao Pipplware via VNC precisarão de um cliente na máquina de onde pretendem fazer a ligação, existem vários que podem instalar dependendo do sistema operativo usado, como por exemplo o VNC Viewer. A porta a usar é a 5901. Para acederem ao ambiente de trabalho VNC em smartphones/tablets Android ou iOS basta instalarem também a aplicação “VNC Viewer”. O servidor VNC no Pipplware encontra-se desactivado por omissão para não consumir recursos adicionais. Para o usarem têm duas opções:

  • Podem activar como serviço para arrancar sempre com o sistema. Para isso basta activar no ES ou no XFCE em  Enable / Disable Services, é o ultimo serviço da lista.

vncserver2

  • Ou então carregar o servidor apenas quando quiserem, executando num terminal:
sudo systemctl start vncserver

 

Ambiente de trabalho XFCE (DispmanX-VNC):

A partir do Pipplware 5.0, está também disponível um servidor de VNC alternativo, que permite aceder e controlar qualquer software, com interface gráfica ou não, em tempo real. Isto inclui software como o Kodi e o Emulation Station. Util para configurar ambos, sem estar em frente ao RPi. Outra vantagem em relação ao VNC “tradicional” é que não abre uma sessão de ambiente de trabalho (X server) em background mas sim como se estivesse a ser executado directamente no Pi. Pode ser útil para explicar como se faz algo a alguém remotamente, uma vez que a pessoa que está em frente ao Raspberry vê tudo o que a outra pessoa faz remotamente.

  • (Não necessário a partir do PiPplware 5.1) Primeiro necessitam instalar o dispmanx-vnc através do Synaptic, ou executando o seguinte comando num terminal:
 sudo apt-get update && sudo apt-get install dispmanx-vnc -y

Depois têm duas opções para usar o servidor:

  • Podem activar como serviço para arrancar sempre com o sistema. Para isso basta activar o serviço dispmanx-vnc.service no ES ou no XFCE em  Enable / Disable Services.

dispmanx_vnc1

  • Ou então carregar o servidor apenas quando quiserem, executando num terminal:
 sudo systemctl start dispmanx-vnc

Depois para se connectarem ao Pipplware via VNC precisarão de um cliente na máquina de onde pretendem fazer a ligação, existem vários que podem instalar dependendo do sistema operativo usado, como por exemplo o VNC Viewer. A porta a usar é a 5900. Para acederem ao ambiente de trabalho VNC em smartphones/tablets Android ou iOS basta instalarem também a aplicação “VNC Viewer”.

vncserver4

Notas:

  1. O VNC é um protocolo que não foi feito para streaming/casting de video ou jogos, portanto se tentarem ver vídeos ou jogos remotamente, irá ser sempre lento/com paragens.
  2. Apesar de também funcionar nas primeiras versões do Raspberry, recomenda-se o uso deste VNC apenas no Raspberry Pi 2, uma vez que, feita uma ligação, consome alguns recursos, coisa que fica “pesada” para o single-core dos RPis 1.

 

Transmission (Web server):

O Transmission é um cliente/downloader de torrents. Podem aceder e controlar o Transmission através de qualquer browser. Para isso basta digitar o IP do RPi seguido da porta 9091, na barra de endereços do browser. Por exemplo: http://192.168.2.193:9091/

transmission

 

Kodi (Web server):

Também é possível controlar o Kodi através de um browser. Para isso basta digitar o IP do RPi seguido da porta 8080, na barra de endereços do browser. Por exemplo: http://192.168.2.193:8080/

kodi_webserver

A interface web por omissão do Kodi é muito simples e um pouco limitada, mas podem sempre instalar temas diferentes.