Primeiros Passos

Primeiro Arranque:

Após realizarem a instalação e arrancarem o Raspberry Pi, serão feitas umas pequenas configurações automaticamente e passados alguns segundos aparecerá o ecrã de escolha de arranque por omissão. Aqui poderão escolher qual a interface que desejam que o PiPplware arranque sempre por omissão, quando inicia.

bootmenu

Podem escolher que o Raspberry Pi arranque sempre directamente para o Emulation Station, para o Kodi, para o ambiente de trabalho, etc.

A opção por omissão é o sistema arrancar para o Emulation Station e depois, se não houver interacção por parte do utilizador durante 10 segundos, o Kodi é iniciado.

Terão 25 segundos para seleccionar outra opção, caso contrário esta opção será seleccionada. A menos que já conheçam o PiPplware recomendámos que seleccionem esta primeira opção, mais tarde poderão sempre alterar no ES ou no XFCE em Change Boot, ou executando o seguinte comando num terminal:

sudo bootmenu

De seguida o sistema reiniciará, irá arrancar a interface seleccionada previamente e está pronto a usar.

 

Configuração inicial do PiPplware:

O PiPplware vem já pré-configurado com o fuso horário português, disposição de teclado português, Kodi em português e idioma do restante sistema em Inglês. Se desejarem alterar estas definições e outras, no ES ou no XFCE, vão a Raspberry Pi Configuration -> 4 Internationalisation Options:

internationalisation_options

  • Change Locale – Define o idioma e definições regionais de todo o sistema, salvo algumas excepções como o idioma do ES que de momento não é possível alterar.
  • Change Timezone – Define o fuso horário
  • Change Keyboard Layout – Define a disposição do teclado.

Se desejarem alterar o idioma do Kodi devem inicia-lo, ir a Sistema -> Visual -> Internacional e alterar de acordo com o pretendido.

 

No Raspberry Pi Configuration têm mais opções que podem alterar relativamente ao sistema, algumas das quais são abordadas noutros tópicos do Wiki.

 

Interfaces:

Emulation Station:

Se não alteraram a opção de arranque, quando o sistema reiniciar irão ter à disposição o Emulation Station. O ES é um “frontend” gráfico, personalizável, que permite o acesso a todos os seus jogos retro favoritos, organizados por consola, num único local. Para além disso permite rápido acesso à maioria das configurações do sistema. Esta interface é bastante simples e de fácil navegação, consultem aqui para ver como a podem controlar. Para verem como podem adicionar os vossos jogos/ROMs, consultar aqui.

A interface é parecida ao do Kodi, basicamente é constituída por vários menus, os 3 da imagem em cima, mais os menus de cada consola. Dentro de cada menu têm várias opções e uma pequena descrição.

  • Dentro do menu “pplware” podem lançar uma outra interface, actualmente têm o Kodi, XFCE, Openbox e Midnight Commander. Após arrancarem outra interface, para voltar ao Emulation Station basta usar a opção “sair” no respectivo programa. Para irem para a linha de comandos carregar em Start -> Quit Emulation Station.
  • Dentro do menu “settings” têm várias opções de configuração do sistema. Recomendamos ler cada descrição, pois algumas têm informação importante!
  • No menu “retropie” tem opções para ligar a redes wireless, emparelhar/configurar dispositivos bluetooth, etc.
  • Dentro de menu “ports” têm alguns jogos freeware/demos como o Doom e o Quake.

Para terem acesso a mais menus/consolas vejam aqui como proceder.

 

XFCE:

O principal ambiente de trabalho disponível é o XFCE, personalizado para o Pipplware de forma parecida ao ambiente de trabalho do Xubuntu. Este ambiente de trabalho é também de muito fácil utilização, leve e com bastantes mais opções de personalização que o LXDE por exemplo.

xfce4.10_clean

Aqui podem abrir todos os vossos programas favoritos como, navegadores web, programas office, ferramentas de programação, gestor de ficheiros, visualizar conteúdo multimédia, etc. Apesar da barra de tarefas se encontrar na parte superior do ecrã, o seu modo de utilização é muito parecido ao Windows. Podem adicionar mais barras de tarefas, editar as existentes, mudando-as de local por exemplo e adicionando mais plugins. Podem também instalar variado software adicional usando o programa “Synaptic” que é um gestor de pacotes (terceiro ícone a contar da direita, na parte inferior do ecrã).

A partir do Pipplware 5.0 foi adicionado um novo menu “Pipplware” que contém todas as opções disponíveis no menu “Settings” do Emulation Station.

menu_pipplware_xfce2

 

Actualizar o Pipplware:

Existem 3 formas diferentes recomendadas de actualizar o Pipplware. Apesar de dar para actualizar de diferentes maneiras o resultado é o mesmo, portanto usem a que for mais conveniente:

  • No Emulation Station -> Settings -> Update System
  • No XFCE -> Applications Menu -> Pipplware -> Update System
  • Num terminal/linha de comandos:
sudo update-system