Cabo de Rede (Ethernet):
Se ligarem o Raspberry Pi ao vosso router através de um cabo Ethernet, terão logo acesso à rede e à internet, não sendo necessário qualquer configuração adicional. Verifiquem o IP atribuído no ES -> Settings -> Show IP
Placa/Pen/Dongle Wireless:
O PiPplware suporta já a maior parte das placas wireless. Para se ligarem à vossa rede basta ligar a placa ao Raspberry Pi e usar um dos seguintes métodos para fazer a ligação:
- No XFCE, no canto superior direito, clicar com o botão esquerdo do rato no ícone de rede, seleccionar a rede desejada e inserir as credenciais.
- No XFCE, ir ao menu PiPplware -> RetroPie Configuration -> Configuration / Tools -> Wifi, seleccionar a rede desejada e inserir as credenciais.
- No Emulation Station, ir ao menu RetroPie -> Wifi, selecionar a rede desejada e inserir as credenciais (ver imagem em cima, é a mesma interface).
- A partir do PiPplware 6.0, existe também uma forma de conectar a redes wireless que é bastante útil, pois não precisam de ter um teclado ou outro tipo de controlo ligado ao Raspberry. Após gravarem a imagem num cartão (ou posteriormente inserindo o cartão num leitor) irão encontrar um ficheiro com o nome wireless_conf_example.txt. Abram o ficheiro e preencham os campos “ssid” e “psk”, com o nome da rede e password respectivamente. Salvem o ficheiro com o nome wpa_supplicant.conf, e insiram o cartão no Raspberry. Ao arrancarem o sistema este ficheiro irá ser movido para as configurações, substituindo as existentes e ligando automaticamente à vossa rede wireless.
Em todos os casos, depois de fazerem uma ligação, o PiPplware conecta-se à rede automaticamente após cada reinicialização do sistema.
Caso a vossa pen não seja detectada automaticamente pelo sistema, poderá ser necessário instalar o respectivo driver. Caso não consigam instalar a placa manualmente, peçam ajuda nos respectivos canais de suporte, indicando sempre o nome/modelo completo da placa, de preferência com uma foto do equipamento.
DNS e IP estático:
Para aceder às opções avançadas, basta clicar com o botão direito do rato no icone da rede e selecionar “Preferences”.
- Interface: Selecionar a respectiva interface, eth0 para ligações com cabo ethernet, wlan0 para ligações wireless.
- DNS: Inserir o IP do servidor DNS desejado no campo “DNS Servers”. Se desejar meter mais que um servidor, introduzir o seguinte, separado por espaço. O primeiro tem prioriade.
- IP Estatico: Inserir o IP que desejam atribuir ao Raspberry Pi no campo “IP Address”. Não é necessário definirem um IP se apenas desejarem alterar os DNSs.
O resto das opções podem ficar em branco, caso a opção da configuração automática esteja activa. Clicar em “Rebind” e reiniciar o Pipplware.