Sobre

 

O PiPplware é uma distribuição Linux portuguesa para o Raspberry PI baseada e 100% compatível com o Raspbian, a distribuição oficial da Fundação Raspberry Pi. É gratuito e de código aberto.

Um dos principais objectivos do PiPplware é permitir ao utilizador tirar o máximo do seu Raspberry Pi. Com o PiPplware é possível realizar quase todas as tarefas possíveis com o RPi num único sistema operativo e assim tirar todo o potencial desta pequena máquina. Além disso é facilmente escalável e optimizável para diversos tipos de uso.

Temos também como objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos para se poder usufruir das suas capacidades.

Com o PiPplware podes facilmente transformar a tua TV num PC, Media Center, Consola de Jogos, e muito mais!

 

screen17

 

Funcionalidades:

Aqui ficam algumas das funcionalidades do PiPplware:

  • KODI Media Center, o media center mais completo e com mais funcionalidades actualmente, com a possibilidade de instalação de skins e addons para acesso a vários serviços adicionais, inclusive vários portugueses.

 

screen16

 

  • RetroPie/Emulation Station 2 com mais de 20 emuladores incluídos, para jogar jogos de consolas antigas (ROMs não incluídas por questões legais)

 

screen3

 

  • Ambientes gráficos de trabalho Openbox e XFCE, semelhante ao do Xubuntu.

 

screen10

 

  • Servidor e cliente de SSH, SFTP, Samba, RDP, VNC, Netatalk (AFP), Transmission e mais, com a possibilidade de instalar muitos mais como servidores WEB, MAIL, CLOUD e VPNs.

 

screen13

 

  • Possibilidade de usar o RPi como Thin Client (Openbox + Remmina)

 

screen15

 

  • LXMusic para reproduzir música, OMXplayer para reproduzir vídeos directamente do ambiente de trabalho.

 

harakiri

 

  • Browsers Chromium (usado no Google Chrome), Netsurf e Epiphany, este com suporte a HTML5 e sites como Youtube, Vimeo, etc.

 

screen12

 

  • Todo o software do Raspbian incluído excepto o Mathematica, com a possibilidade de instalar muito mais. Fácil acesso a todo o software Debian ARM através do gestor de pacotes Synaptic.

 

screen18

 

  • Possibilidade de ajuste do Boot, automaticamente através do “Change Boot”, de acordo com a utilização desejada.

 

screen6

 

 

  • E muito mais…

 

62 thoughts on “Sobre

  • Boa noite, poderá ser possível na próxima versão do pipplware vir com o adobe flash player pré-instalado? Pois ajudaria muito.
    Obrigado, Luís Silva

      • Não sei se reparaste, mas o comentário anterior era de 2015, agora o PiPplware já trás o Adobe Flash Player. Provavelmente por estar em “fim de vida” a distribuição já é legal, aliás vem também pré-instalado no Raspbian.

  • Bom dia,

    Não creio que seja uma possibilidade, atendendo ao facto do flash estar a ser abandonado na generalidade devido aos seus problemas de segurança.

    Cumprimentos,
    Filipe Lopes

    • Boa noite
      Julgo que ainda não existe programa do strem.io para dispositivos ARM como o Raspberry Pi, portanto a resposta é não.

      Quanto aos acestreams, é possível visualizar acestreams no Kodi, através do addon Plexus.
      Se tiver duvidas sobre isso, o melhor é usar o forum.

  • Boa noite
    Instalei o pipplware 5.0 no meu raspberry pi e gostaria de saber como controlar remotamente ( rato + teclado ) a partir de um tablet Android.
    Com os melhores cumprimentos, Carlos Paredes.

    • Depende do que queiras controlar.
      Se quiseres ter acesso ao ambiente de trabalho do Pipplware num dispositivo Android podes usar aplicações disponíveis na Play Store como o “Microsoft Remote Desktop”.
      Se quiseres controlar o Kodi remotamente vê aplicações como o Yatse e o Kore.
      Mais informação sobre como controlar o Pipplware remotamente disponível aqui:
      http://pipplware.pplware.pt/wiki/remote-access/

  • Boas.
    Fiz duas actualizações. o Pi para a distro 5.0 e o PC para o win 10.

    O problema é que agora através do pc não consigo entrar no Pi. dantes aparecia na Rede agora não aparece.
    queria colocar uns jogos no retropie mas não o consigo fazer pois não tenho acesso a ele.

    Podem ajudar-me?
    Instalei tudo certinho tanto no pi como no pc.
    Cumps
    Euclides.

    • O que eu fiz.

      1 – reservar ip interno só para a PI (consultar manual do router). Exemplo 192.168.1.75
      2 – Ir a PI via XFCE, abrir o terminal e mudar password (retirar do default). User default é “PI”.
      3 – aceder com as credenciais definidas (remote desktop connection no windows) e o IP que há de ser sempre o mesmo no router (ponto 1).

  • Olá boa noite, gostaria de saber se é possível a utilização do PiPplware numa máquina que não seja o RPi, ou seja, um desktop ou um laptop, obrigada desde já.

    Continuem o bom trabalho !

  • Muito boa tarde.
    Cheguei agora a este mundo da PI comprei uma PI 3 e instalei o vosso programa. pipplware 5.1. Já andei a navegar por alguns itens do mesmo e estou a dar os primeiros passos. Não percebo nada de linux nem programação sou apenas um mero curioso habituado ao mundo do Windows. A minha duvida surgiu agora que tenho necessidade de comandar o Pi num outro local distanciado de 100 km da minha habitação para observar um programa de leitura de um inverter de rede eléctrica para ver a quantidade de energia foto-voltaica produzida.
    1ª questão como devo instalar o programa na PI ?
    2ª questão posso aceder ao PI por via remota sem estar na mesma rede através do “Dataplicity” ?

    Não sei que passos dar para fazer a instalação do programa em linux WatchPower 1.08 Software (Linux 64bit) ZIP retirado do site do inverter em http://www.giantpower.com.au/downloads

    Já tentei ligar remotamente com o Pi via “Dataplicity” instalei os comandos no PI e dá erro.
    Poderia ter alguma ajuda da vossa parte?
    Muito obrigado, boas investigações.
    Cumprimentos
    Paulo

  • Gostaria de saber se o tutorial que vemos na net a respeito da criação do xml file , através do addon easy advanced settings, para resolver problemas de buffering no kodi poderá ser aplicado estando o kodi a correr na rpi3. No pc funcionou mas não queria testar na RPi3 sem certeza

    • Sim podes alterar o advancedsettings.xml mas tens de reiniciar o Kodi para as definições fazerem efeito, é igual para todas as plataformas. Se vai melhorar ou piorar é que depende do que lá vais meter, o Kodi do PiPplware já vem com definições globais optimizadas para isso.

  • Acabei de comprar um Raspberry Pi 3 e estou muito entusiasmado. Ele ainda não chegou mas já estou vendo vários vídeos de como instalar e configurar sistemas. Gostei bastante do pplware pois ele tem quase tudo que eu preciso. A unicas coisas que faltam são:

    1) Plex Media Server para montar um servidor de media para meu home teather.
    2) Utorrent. Para baixar e controlar os downloads de filmes e séries.

    É possivel instala-los no pplware?

  • Boa noite. Gostaria de saber como acedo a um hotspot MEO-WIFI. Quando, das redes disponíveis, escolho a rede MEO-WIFI, tenho de inserir a pre-shered key, nao sendo possivel fazer a autenticacao polo browser! Ja aconteceu a alguem?

    • Inglês + Kodi em Português.

      Podes por tudo em Espanhol excepto o Emulation Station, que actualmente só suporta Inglês. No wiki tens como alterar os idiomas.

  • Boa noite.
    Na nova versão 5.1.1 é possível abrir o Meo Go num dos browsers (mozilla), dado que necessita o plugin Silverlight?
    Não será possível uma app com base na que corre no Windows 10?
    Obrigado

    • Sim é possivel, procure no gestor de pacotes Synaptic e instale. Aviso só que o VLC não tem aceleração por hardware no Pi, portanto só vídeos de baixa resolução é que vão funcionar em condições.

  • Boa noite.

    Achei o piplware bastante interessante e já tinha experimentado uma vez, mas não continuei a usar devido a erros de cartão SD… como toda a gente sabe cartões de memória duram pouco tempo.
    Vinha aqui propor uma alteração no sistema de arranque do raspberry pi 3 para permita o arranque do mesmo pela porta usb (só mesmo por porta usb)… já tenho experimentado outros sistemas operativos (raspbian e libreelec) e funcionam perfeitamente e até mais rapidamente sobretudo se usar um disco SSD.
    Mais informações no site da raspberrypi –> https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/bootmodes/msd.md

    Cumprimentos.

    • Boa noite

      Erros em cartões de memória podem acontecer em qualquer sistema operativo para o Raspberry, depende principalmente do cartão usado. O PiPplware é baseado no Raspbian, a probabilidade de erros é praticamente a mesma.
      Quanto ao arranque por USB, julgo que não é possível numa instalação fresca do PiPpwlare 6.0 (ultima imagem disponível até ao momento) porque na altura do lançamento isso ainda não tinha sido implementado no firmware. No entanto se instalar o 6.0 e actualizar o sistema, já pode fazer isso do mesmo modo que o Raspbian.

  • esto entrando neste mundo agora, totalmente novato, mas é um mundo em expansão, tenho uma duvida.
    tenho um Raspberry Pi 3, e gostaria de instalar o netflix nele, tem como?

  • Bom dia,

    Instalei tudo direitinho como esta no wiki, no meu cartão de memoria de 32GB. Quando acaba de escrever a imagem fico com 40 Mb ocupados e depois ele cria uma drive G: (o meu cartao é o F:) sem nada e a dizer que precisa ser formatado… o cartao é novo. é normal só ocupar 40Mb ? e cria outra drive pk? alguem me pode ajudar?

    • É normal ficar com uma partição de 40 ou 50 megas, é a partição em FAT32 com os ficheiros de arranque. É criada mais uma partição com o restante espaço, mas com um sistema de ficheiros Linux, que não é suportado no Windows. Ignore o que diz o Windows após a gravação, apenas retire o cartão, insira-o no Pi e ligue-o que irá funcionar se fez como está nas instruções.

  • Boa Tarde.
    Sendo eu um leigo nesta materia… gostaria de saber se é possível atualizar o Kodi para a versão mais recente ou é necessário continuar a utilizar a versão 17.1 (utilizando o PiPplware).

  • Ando aqui à procura de uma solução Raspberry Pi mas nem sei por onde começar.

    O que eu quero é:
    OS – Windows
    Porta ou conversor VGA para o meu velhinho monitor
    Porta ou conversor PS/2 para o teclado mas pode ser USB
    Todas as opções necessárias para lançar um sistema operativo e que tenha um bom desempenho.

    O objectivo é utilizar para tudo o que faço num computador velho mas com custos mais baixos a nível energético.

    Nota: Preço razoável 😉

  • Tiene muy buena pinta pero voy a tener que des-instalarlo ya que solo admite idioma portugués, yo estaría interesado en idioma Español o al menos en Inglés.

    Espero que en próximas versiones habiliten todos los idiomas para que sea útil para todos los usuarios.

    No obstante, muchas gracias por trabajar en este proyecto.

    Un vecino desde España 😉

  • Olá boa tarde,

    Existe alguma previsão para o lançamento de uma versão para o PI 3b+, uma vez que o 6.0 não funciona com a nova versão do pi?

    Obrigado!

  • 1 gb de ram parece pouco… isso aguenta bem com kodi a bombar filmes e iptv e afins? tenho vdf, dá pra usar a app de tv deles ou ver no website (atenção que necessita do silevrlight)?

    • “1 gb de ram parece pouco… isso aguenta bem com kodi a bombar filmes e iptv e afins?” Sim, é mais que suficiente para o Kodi. Pessoalmente uso para isso quase todos os dias, sem problemas.
      “tenho vdf, dá pra usar a app de tv deles ou ver no website (atenção que necessita do silevrlight)?” Duvido, julgo que eles não suportam o Raspberry Pi. Também duvido que eles usem silverlight nas aplicações deles, é tecnologia obsoleta.

  • Hi
    Great system first of all.

    How do you get the gamepad via Chrome on Android to work? When I enter the Pi IP address into Chrome it comes up with “denied connection”. I also can’t connect to the Pi from my PC, as it doesn’t come up on the networks screen…I’m not sure if this is related.

    Any help would be greatly appreciated!

    • Hi
      To configure your virtual gamepad you have to follow this, but I am not sure if this is currently working, I have read on RetroPie foruns that it isn’t, try it:
      https://retropie.org.uk/docs/Virtual-Gamepad/
      The fact that it may not appear on Windows Network screen is normal. It depends on the windows versions on the network. Just insert your Pi IP in the address bar, something like \\192.168.1.10

  • Bom dia, gostaria de saber se alguém continua a dar suporte ao PiPplware, visto que a versão 6.1 saiu já há quase ano e meio. Obrigado, cumprimentos.

    • Sim, o PiPplware continua a ser suportado, apesar da ultima versão já ter mais de um ano. Continuamos a lançar update, caso não saiba exista uma actualização para o 6.1.1. Relativamente a não haver uma versão mais recente ainda, já foi explicada em comentários anteriores. Cumprimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *