Controlos

Opções:

Dependendo da interface gráfica / programa que estiverem a usar, o PiPplware pode ser controlado de várias maneiras:

  • Emulation Station: Teclado, gamepads / joysticks e comando da TV CEC.
  • KODI: Teclado, rato e comando da TV CEC. Possibilidade de ser controlado remotamente através de um browser ou via aplicações de terceiros para dispositivos móveis (Kore, Yatse, etc)
  • XFCE e Openbox: Teclado e rato.
  • Linha de comandos: Teclado

 

Emulation Station:

A partir da versão 4.0, é possível controlar o sistema com o comando da TV, caso a TV suporte CEC, incluíndo o Emulation Station.
Os controlos são os seguintes (os botões das cores podem ser diferentes conforme a TV/comando):

Botões: Comando TV CEC:  Teclado:
A ENTER ou SELECT ENTER
B RETURN ou EXIT BACKSPACE
DIRECÇÕES SETAS SETAS
START AMARELO RIGHT SHIFT ou TAB
SELECT AZUL RIGHT CTRL ou   CAPS LOCK
PAGE UP VERDE PAGE UP
PAGE DOWN VERMELHO PAGE DOWN

 

Configuração de controlos geral:

Para qualquer gamepad ligado ao Raspberry, deve-se proceder à sua respectiva configuração de botões. Para isso, no Emulation Station, devem carregar em START e seleccionar Configure Input. A configuração feita aqui define os controlos do Emulation Station e todos os emuladores/cores do Retroarch.

input_config

Controlos de emuladores que não fazem parte do Retroarch devem ser configurados separadamente, conforme explicado aqui.

 

Gamepads:

  • USB:

A maioria dos gamepads USB, ao serem ligados ao Pipplware, são automaticamente detectados pelo sistema e precisam apenas de configurar os botões, de acordo com a configuração de controlos geral. Alguns gamepads de consolas USB, como os da PS4 são também detectados automaticamente.

  • PS3:

O Pipplware suporta comandos da PS3, quer originais ou clones (a maioria), quer via USB ou Bluetooth, com uma pen BT compatível.

– (Não necessário a partir do Pipplware 5.0) Caso desejem configurar um destes comandos via bluetooth, primeiro têm de activar o respectivo serviço. Para isso, ir ao ES -> Settings -> Enable / Disable Services -> Bluetooth.

– De seguida devem ir a ES -> Settings -> RetroPie Configuration -> 3 Setup -> Install/Pair PS3 controller e seguir as instruções de instalação. Caso o vosso comando seja um clone devem seleccionar a respectiva opção dentro deste menu. Comandos SixAxis são considerados clones.

ps3controller2

– Por fim devem reiniciar o Raspberry e quando chegar novamente ao Emulation Station devem carregar no botão PS3 para ligar e configurar os respectivos botões de acordo com a configuração de controlos geral.

  • XBOX 360 / One:

O Pipplware suporta também comandos XBOX 360, quer via USB ou Wireless. Via wireless, precisam do respectivo dongle wireless para estes comandos, devido à sua tecnologia proprietária, dongles wireless comuns e dongles Bluetooth não funcionam.

– A instalação é muito simples, basta irem ao ES -> Settings -> RetroPie Configuration -> Install XBox contr, 360 driver e seguir as instruções.

xbox3602

– Por fim devem reiniciar o Raspberry e quando chegar novamente ao Emulation Station devem carregar no botão XBOX para ligar e configurar os respectivos botões de acordo com a configuração de controlos geral.

  • Dispositivos Bluetooth genéricos (incluindo PS4):

O Pipplware suporta a maioria dos dispositivos Bluetooth, incluindo teclados, ratos, comandos PS4, etc, com um dongle bluetooth normal e gamepads que incluem dongle bluetooth próprio.

– (Não necessário a partir do Pipplware 5.0) Primeiro têm de activar o respectivo serviço. Para isso, ir ao ES -> Settings -> Enable / Disable Services -> Bluetooth.

– De seguida devem ir a ES -> Settings -> RetroPie Configuration -> 3 Setup -> Configure Bluetooth Devices e seguir as instruções para emparelhar. Alternativamente podem usar o programa gráfico de procura e emparelhamento de dispositivos BT incluído no XFCE.

bluetooth_connect2

– Por fim, configurar os botões de acordo com a configuração de controlos geral.

  • Gamepads retro via GPIO:

É possível ligar também vários gamepads de consolas antigas via GPIO, usando os drivers gamecon_gpio_rpi e db9_gpio_rpi. Aqui fica a lista de gamepads suportados:

gamecon_gpio_rpi db9_gpio_rpi
NES gamepads Atari, Commodore, Amiga, etc, db9 joysticks multi-sistema
SNES gamepads e ratos Sega Megadrive (Genesis) gamepads
PSX/PS2 gamepads, volantes e controlos DDR Sega Saturn gamepads (com adaptador em vez de db9)
N64 gamepads Amiga CD32 gamepads
Gamecube gamepads

 

– Primeiro necessitam de fazer as ligações dos gamepads aos GPIOs conforme indicado aqui e aqui.

– De seguida devem ir a ES -> Settings -> RetroPie Configuration -> 3 Setup -> Gamecon & db9 drivers, para instalar os respectivos drivers.

retro_controlers2

– Por fim, configurar os botões de acordo com a configuração de controlos geral.

  • Joysticks “caseiros” via GPIO ou placa controladora USB:

No Pipplware é também possível configurar joysticks caseiros, ideal para quem quiser montar a sua própria “arcade”.

– Joysticks com conexão USB embutida ou joysticks ligados a uma placa controladora USB, são automaticamente detectados pelo sistema, bastando apenas configurar os botões no ES -> START -> Configure Input.

– Joysticks ligados via GPIO devem seguir as instruções aqui.

  • Gamepads virtuais (smartphones):

No Pipplware é também possível controlar o ES e jogar jogos com um qualquer smartphone, ou qualquer outro dispositivo presente na mesma rede que tenha um navegador web.

– Primeiro devem instalar o programa no ES -> Settings -> 4 Experimental Packages -> virtualgamepad.

– De seguida, no vosso smartphone conectado á mesma rede do Raspberry Pi, devem abrir um navegador web (recomenda-se o Chrome) e digitar o IP do RPi, por exemplo 192.168.1.100. Podem verificar o IP no ES -> Settings -> Show IP.

virtualgamepad

– Por fim devem configurar os botões do comando virtual de acordo com a configuração de controlos geral.

Nota: É possivel, através do Chrome, criar um atalho para o Gamepad virtual. Desta forma basta abrir o atalho e aparecerá logo o controlo, como se fosse uma app dedicada. Para informações sobre como fazer isso consultem o seguinte link.
É também possível usar até 4 comandos virtuais ao mesmo tempo, repetindo os passos 2 e 3 para cada smartphone.