Backup e Restauro

Backup e Restauro das definições do PiPplware e ficheiros pessoais:

O PiPplware inclui uma opção própria para fazer backup e restauro de todas as definições do PiPplware e ficheiros pessoais. Podem aceder a estas opções através do Emulation Station -> Settings -> Backup / Restore Settings ou através do menu do XFCE -> PiPplware -> Backup / Restore Settings.

Isto irá fazer uma cópia de todo o directório /home/pi, que contém todos os seus ficheiros pessoais e as definições do Kodi, XFCE, Emulation Station, RetroPie (incluindo ROMs), etc, de todos os pacotes/software instalados no sistema na altura, do directório /etc, que contém todas as definições gerais dos mesmos e os ficheiros de configuração de arranque (config.txt, etc).

Podem seleccionar o local onde será criado o backup, que tanto pode ser no HOME dir (/home/pi) ou num dispositivo USB, caso tenham algum ligado. O Backup criado será um único ficheiro comprimido de nome PI_BACKUP.tar.gz.

É recomendado executarem um Backup na 1ª utilização do PiPplware e de longe a longe. Deste modo se se depararem com algum problema poderão sempre voltar atrás.

Nota: Este processo não irá guardar definições de software instalado manualmente para /opt.

Backup e Restauro das definições do Kodi apenas:

Se apenas usam o Kodi no PiPpware, ou desejarem fazer apenas um backup das suas definições, o mais fácil é usar o addon Backup, que passou a estar incluído no PiPplware, a partir da versão 5.1. Em versões anteriores podem instalá-lo Sistema -> Addons -> Instalar do Repositório -> Kodi Addon Repository -> Programas -> Backup.

Nas definições do addon, devem selecionar todas as opções em “Selecionar Ficheiros” e seleccionar a localização do backup em “Geral” -> Procurar localização.

kodi_backup

Depois basta executar o addon, e selecionar a respectiva opção, Backup ou Restauro. Este addon pode ser também útil para copiar toda a configuração de uma instalação do Kodi para outra, noutro sistema operativo.

Criar um clone do cartão:

Para se fazer um cópia do cartão SD, 100% idêntica ao estado actual do seu, existem várias opções. A mais fácil será talvez usar o programa win32diskimager, que é o mesmo que se usa geralmente para gravar os sistemas operativos que existem para o Raspberry, em cartões SD.

Para isso, devem desligar o Raspberry, retirar o cartão e inserir num PC. Abrir o programa win32diskimager. Seleccionar o dispositivo (unidade do cartão), inserir a localização e nome do ficheiro da imagem, como por exemplo, neste caso, pipplware_v5.1_20160316.img, e clicar na opção “Read”.

sd_clone

Isto irá criar uma cópia integral do estado actual da sua instalação do PiPplware.

Caso mais tarde tenha algum problema, como o sistema não arrancar, ter feito alguma alteração que não saiba reverter, ou simplesmente desejar voltar a um estado anterior, pode sempre restaurar este clone, gravando a imagem anteriormente criada, do mesmo modo que faz a instalação da imagem original do PiPplware.

Nota: Se mais tarde desejarem restaurar a imagem para um outro cartão, este deve ser de tamanho igual ou superior ao anterior.