Pipplware 5.1

Após o lançamento do novo Raspberry Pi 3 chega agora o PiPplware 5.1!

Para quem ainda não sabe, o PiPplware é um sistema operativo para o Raspberry Pi, que te permite transformar a tua TV num mini-PC, Media Center, Consola de Jogos, e muito mais! Foi no passado dia 29 de Fevereiro que a Fundação Raspberry Pi anunciou a terceira versão do mesmo e agora o PiPplware 5.1 traz suporte completo ao novo Raspberry Pi 3, para além de todos anteriores. Portanto, com o novo RPi 3 a experiência de utilizador será certamente ainda melhor no PiPplware 5.1. Ficam todos convidados a experimentar, e a darem as vossas opiniões e sugestões, assim como a reportar algum tipo de problema que tenham, tanto aqui como no nosso forum ou no nosso grupo do Facebook. Se ainda não tens um Raspberry Pi, ou estás a pensar adquirir mais um, podes encomendar já o nosso pack RPi 3 completo, pronto a usar. Vamos então conhecer um pouco mais do novo PiPplware 5.1:

pipplware5.1

A principal novidade nesta nova versão, como já referimos é o suporte completo ao novo Raspberry Pi 3. O RPi 3, além de WiFi e Bluetooth integrados, tem em média, cerca de 50% mais performance que a segunda versão, dependendo do tipo de uso. Nas versões anteriores do Raspberry a performance será identica (ou melhor nalguns casos) em relação ás versões anteriores do Pipplware, mas certamente notarão maior fluidez em tudo no Raspberry Pi 3. Aplicações mais “pesadas” serão as mais beneficiadas, como irão comprovar por exemplo no Chromium, editores de imagem, IDEs, etc e até no Kodi e emuladores mais exigentes. O Pipplware 5.1 é baseado na ultima versão do Raspbian (2016-02-26) e como tal, todo o software incluído foi actualizado, assim como o software disponível para instalação nos repositórios.

xfce4.10_dirty2

O RetroPie foi também actualizado para a versão 3.6. A melhor e mais completa suite de retro-gaming para o RPi contém muitas novidades em relação à anterior versão presente no PiPplware. Foram realizadas várias optimizações com vista a simplificar e melhorar a experiência do utilizador, como por exemplo na configuração de controladores, suporte a mais gamepads, configuração automática de mais emuladores, novas opções de configuração gerais e melhoramento da interface gráfica.

Vários emuladores foram actualizados para melhor compatibilidade e performance: OpenMSX, AdvanceMAME, CapriceRPI, lr-fba-next, lr-mgba,

Os seguintes novos emuladores foram incluídos: ppsspp, lr-ppsspp (Playstation Portable), Reicast (Dreamcast), CapriceRPI e lr-caprice32 (Amstrad CPC), Colecovision e Lӧve 2D Game Engine.

Novos emuladores e ports na secção experimental, instaláveis em Settings -> RetroPie Configuration -> Experimental: OpenTTD, Zdoom, Daphne (Laserdisc Emulator), Libretro-QuickNES, Libretro-Beetle Lynx, GemRB engine (Baldur’s Gate, Icewind Dale, Planescape), ResidualVM (Engine for Grim Fandango and Escape from Monkey Island), Libretro-MESS, Libretro-MAME

No total são agora mais de 65 emuladores distribuídos por cerca de 50 sistemas/consolas e cerca de 12 Ports. Podem consultar todos as novidades do RetroPie 3.6 aqui.

retropie3.6

O Kodi foi actualizado para a ultima versão estável 16.0 “Jarvis” assim como todos os PVR addons. Esta nova versão conta com várias melhorias, como por exemplo na biblioteca de música, no gestor de addons, videos 3D, som de alta definição e registo de eventos. Outra novidade no Kodi 16.0 do PiPplware é o suporte a gamepads/joysticks para controlar o Kodi. Foi também adicionado o addon Backup, que permite fazer backups manuais ou automáticos do Kodi, localmente ou para vários serviços de alojamento online. Podem encontrar as restantes novidades e mais informação sobre o Kodi 16.0 aqui e aqui.

jarvis1

O Chromium foi também actualizado para a versão 48, e tal como no PiPplware anterior tem suporte a Flash, embora apenas via software. Mas a novidade é a inclusão de uma extensão que permite visualizar os Videos do Youtube, em ecrã completo, com aceleração por hardware e como tal perfeitamente fluido, sem qualquer tempo de espera. No futuro iremos tentar introduzir também suporte a aceleração por hardware, em videos HTML5 embutidos noutras páginas web. O Chromium 48 é suportado apenas no RPi 2 e 3.

chromium48_omxplayer

O Pipplware 5.1 traz agora também  instalado o seguinte software adicional:

  • Node-Red, é uma ferramenta visual para ligar em conjunto, dispositivos de hardware , APIs e serviços on-line – para “ligar” a Internet das coisas .
  • dispmanx-vnc, um servidor de VNC alternativo, que permite aceder e controlar qualquer software, com interface gráfica ou não, em tempo real. É o único serviço que permite controlar remotamente o Kodi e o Emulation Station no Raspberry. Útil para configurar ambos, sem estar em frente ao RPi. Encontra-se desactivado por omissão devido ao facto do Pipplware já incluir o RDP, podem ver como usar/activar aqui.

dispmanx_vnc1

 

Actualização:

O processo de actualização é o mesmo do costume, basta executar o Update System no menu Settings ou Pipplware, no Emulation Station ou no XFCE respectivamente.

Podem também alternativamente actualizar via terminal executando:

sudo update-system

Como é lógico, não perdem as vossas definições, mas um backup é sempre aconselhado.

Notas:

  • A actualização só está disponível para utilizadores do PiPplware 5.0.
  • É recomendado sair do Kodi antes de actualizar.

Download:

PiPplware 5.1

Changelog

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *