Pipplware 5.0

Depois das versões de testes, é com enorme prazer que anunciamos finalmente o PiPplware 5.0 !

O PiPplware é um sistema operativo para o Raspberry Pi (qualquer versão, incluindo o novo Raspberry Pi Zero), que te permite transformar a tua TV num mini-PC, Media Center, Consola de Jogos, e muito mais! O PiPplware está cada vez melhor, mais rápido e com maior e melhor suporte a hardware adicional. Nesta nova versão as novidades são muitas, para além de incluir todas as funcionalidades presentes nas versões anteriores. Ficam todos convidados a experimentar, e a darem as vossas opiniões e sugestões, assim como a reportar algum tipo de problema que tenham, tanto aqui como no nosso forum ou no nosso grupo do Facebook. Se ainda não tens um Raspberry Pi, ou estás a pensar adquirir mais um, reserva já o teu kit Raspberry Pi Pplware aqui, já com o novo sistema operativo instalado.

es_pipplware5

A principal novidade nesta nova versão é a mudança do sistema base para o Raspbian Jessie, que é o port do Debian 8 Jessie para o Raspberry. Isso significa que todo o software incluído foi actualizado, assim como o software disponível para instalação nos repositórios. Significa também que terão suporte e actualizações de segurança até Maio de 2020 e a estabilidade reconhecida do sistema operativo Debian.

xfce4.10_clean

Outra das principais novidades é o artwork e design renovado, onde apostámos agora num tema mais claro. O XFCE foi actualizado para a versão 4.10 e está agora mais elegante, com um menu mais robusto e com procura embutida. Tanto o menu como o desktop no geral, são mais facilmente personalizáveis e conta agora com mais plugins para adicionarem à vossa barra de tarefas. Mais plugins, temas, ícones e software são facilmente instaláveis como habitual através do gestor de pacotes Synaptic. O ambiente de trabalho do Pipplware assemelha-se agora mais do que nunca a um ambiente de trabalho de um computador moderno. Esperemos que gostem, e dêem a vossa opinião.

xfce4.10_dirty2

O RetroPie foi também actualizado para a versão 3.2.1, incluindo também mais algumas actualizações extra até à data de 24-11-2015. Em relação ao RetroPie 3.0 do PiPplware 4.2, foi adicionado o jogo Super Mario Wars aos Ports e disponibilizado o OpenTyrian, SuperTux e Wolfenstein 3D para instalação em Settings -> RetroPie Configuration -> Experimental. Foram também adicionados os emuladores de arcadas lr-mame2003 e lf-fba-next, este último com suporte a mais 3500 jogos de arcadas. O suporte a comandos PS3 foi tb melhorado assim como a instalação e emparelhamento de comandos e dispositivos Bluetooth no geral. E claro, várias correcções de bugs, melhoramentos e mais. Podem consultar todos as novidades do RetroPie 3.2.1 aqui.

supermariowar

O Kodi foi também actualizado para a versão Isengard 15.2 assim como todos os PVR addons. Foram feitas também algumas pequenas optimizações no Kodi, para uma melhor experiência “out-of-the-box”.

kodi15.2

O Pipplware 5.0 traz agora também  instalado o seguinte software adicional:

  • Chromium Browser 45, com o Flash Player incluído. Apenas compatível com o Raspberry Pi 2.
  • Libreoffice, a melhor suite office gratuita disponível actualmente.
  • Claws Mail, um cliente de email de simples usabilidade e configuração, rápido e com bastantes funcionalidades.
  • BlueJ e Greenfoot, dois IDEs de programação JAVA.

Apesar do Pipplware 5.0 trazer mais software, funcionalidades e emuladores, conseguimos optimizar a imagem de forma a ocupar pouco mais espaço.

xfce4.10_newapps2

Notas:

  • Devido à mudança do Raspbian Wheezy para o Jessie como base, e consequentes alterações profundas no sistema que não são visíveis a muitos utilizadores, não existirá updates de versões anteriores para a versão 5.0. Seria extremamente difícil garantir um processo de update sem causar problemas. Também não existirá updates das versões de teste, para a versão final 5.0.
  • No entanto, no Pipplware 5.0, existirá updates para versões superiores futuras, tal como acontecia com as versões anteriores do Pipplware.

Download:

PiPplware 5.0

Changelog

 

20 thoughts on “Pipplware 5.0

  • Viva,

    Tenho o pack raspeberry pi 2 da pplware com a versão 4.0, tentei atualizar para a versão 5.0 com o comando sudo update-System e a atualização não surte efeito. Como posso atualizar o meu raspeberry para a versão 5.0?

    Obrigado
    Cmp,
    TA

  • Olá boa tarde.
    Fiz a instalação do Pipplware 5 de raiz e tentei fazer de seguida o restore de um backup na pen Usb que havia feito da versão 4 para manter as configurações, principalmente do Kodi.
    No entanto, não consigo que funcione. Na versão 5, diz sempre que não tem espaço suficiente em disco (cartão de 32gb). Com a versão 4 consigo fazer o restore perfeitamente. Seja de backup no cartão ou em pen Usb.
    Alguma sugestão?

    • Os modulos de Backup / Restore do Pipplware 4 não são compatíveis com os do Pipplware 5. Terá que fazer isso manualmente.
      Se for só do Kodi é fácil, tem duas opções:

      1- Usar o addon Backup no Kodi, tendo atenção para selecionar todas as opções de backup nas definições do addon.

      2- Copiar o directório /home/pi/.kodi (Consultar http://pipplware.pplware.pt/wiki/remote-access/ para ver como aceder remotamente) de uma instalação anterior e substituir/gravar por cima do mesmo directório no Pipplware 5.0.

  • Boas, acabei de instalar a pipplware 5 e está a funcionar 5estrelas, mas deparei-me com uma situação: como altero o fuso horário do programa?já dei voltas e não consigo descobrir…E já agora, como realizo os updates?obrigado e parabéns pelo excelente trabalho

  • Saudações ilustres.

    O meu contacto não é para reclamar ou sugerir. Queria só, e por agora agradecer. Demais!!!
    Explico. No site oficial estava a tentar perceber como fazer dual boot, que encaminhava o utilizador para outros links e mais links e só links de complicações, perdi-me no meio nem sei o que fiz nem o que faltava fazer LOL. mas esta solution foi tão easygoing as “follow the manual and enjoy”.

    Just as that. Piplware está de parabéns. Em breve vou colaborar com algumas pequenas ajudas.
    Bem ajam a todos!!!! 5 estrelas mesmo.

  • Olá à equipa do Pipplware! Tenho instalado na minha RPi 2 a mais recente versão do Pipplware (5.0). Acontece que pretendo utilizar a camera e não consigo. Já verifiquei que o conector na board está bem inserido e no raspi-config a camera ficou no estado enable. Mas continua a não dar sinal. Em ambiente terminal quando faço o comando para capturar uma imagem ou vídeo, surge a mensagem:

    mmal: mmal_vc_component_create: failed to create component ‘vc.ril.camera’ (1:ENOMEM)
    mmal: mmal_component_create_core: could not create component ‘vc.ril.camera’ (1)
    mmal: Failed to create camera component
    mmal: main: Failed to create camera component
    mmal: Camera is not detected. Please check carefully the camera module is installed correctly

    O que sugerem para solucionar isto? Agradeço desde já a vossa ajuda :)

  • Desde já agradeço, todas as distros, estavam fantásticas e claro cada uma mais surpreendente que a anterior, grande trabalho.
    Ainda não usei o 5, estou agora mesmo a descarregar, queria apenas saber se esta versão tem suporte para LCD 3.5 touch através do GPIO ou se teria de configurar tudo no raspi-config e linha de comandos?
    Outra coisa que queria saber é se têm alguma imagem em formato ISO ou algum formato que possa instalar no VirtualBox em Linux para fazer algumas experiencias com o python, serial, etc…
    Muito obrigado por tudo.

    • Obrigado, é sempre bom saber que o nosso trabalho é apreciado.

      Apenas alguns LCDs têm suporte no Pipplware/Raspbian, depende do modelo do seu. Os que têm suporte, basta apenas activar o respectivo overlay. Os que têm suporte/documentação escassa do fabricante (muito comum nos LCDs de fabricantes chineses), e não têm overlay, envolvem sempre configuração adicional.

      Quanto ao ISO para máquinas virtuais, isso não é possível fazer, devido ás diferentes arquitecturas. Os PCs normalmente têm um processador x86 e o Raspberry Pi tem um processador ARM, e o Pipplware é um sistema exclusivo para o Raspberry. Portanto, para correr o Pipplware num PC é necessário um emulador.

  • Boa noite!

    Como posso ligar o raspberry pi B+, com o kodi a net wifi?
    Ja andei a pesquisar no kodi, e não encontro nada onde possa ligar wifi. Tenho uma pen ligada ao raspberry pi, a pen é da lista das compativeis, mas não sei como activar o wifi.
    Obrigado.

    • Boas.
      Sim, tem de editar o ficheiro:
      /etc/emulationstation/gamelists/system/gamelist.xml
      É um ficheiro protegido contra escrita e pode ser actualizado em updates, portanto para não perder as alterações, recomendo copia-lo para:
      /opt/retropie/configs/all/emulationstation/gamelists/system/gamelist.xml
      e depois editar como desejar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *