Pipplware 5.0 RC2

É com enorme prazer que anunciamos finalmente o PiPplware 5.0 RC2!

O Pipplware está cada vez melhor, mais rápido e com maior e melhor suporte a hardware adicional. Nesta nova versão as novidades são muitas, para além de incluir todas as funcionalidades presentes nas versões anteriores. Lembramos que a versão 5.0 do Pipplware está ainda em desenvolvimento, apesar de se encontrar já bastante estável, é considerada ainda de testes. Ficam todos convidados a experimentar, e a darem as vossas opiniões e sugestões, assim como a reportar algum tipo de problema que tenham, tanto aqui como no nosso forum ou no nosso grupo do Facebook. Se ainda não tens um Raspberry Pi, ou estás a pensar adquirir mais um, fica atento pois em breve teremos novos kits Raspberry Pi Pplware, já com o novo sistema operativo instalado.

es_pipplware5

A principal novidade nesta nova versão é a mudança do sistema base para o Raspbian Jessie, que é o port do Debian 8 Jessie para o Raspberry. Isso significa que todo o software incluído foi actualizado, assim como o software disponível para instalação nos repositórios. Significa também que terão suporte e actualizações de segurança até Maio de 2020 e a estabilidade reconhecida do sistema operativo Debian.

xfce4.10_clean

Outra das principais novidades é o artwork e design renovado, onde apostámos agora num tema mais claro. O XFCE foi actualizado para a versão 4.10 e está agora mais elegante, com um menu mais robusto e com procura embutida. Tanto o menu como o desktop no geral, são mais facilmente personalizáveis e conta agora com mais plugins para adicionarem à vossa barra de tarefas. Mais plugins, temas, ícones e software são facilmente instaláveis como habitual através do gestor de pacotes Synaptic. O ambiente de trabalho do Pipplware assemelha-se agora mais do que nunca a um ambiente de trabalho de um computador moderno. O tema tanto do ES como do XFCE são passiveis de serem ligeiramente alterados antes da versão 5.0 estável do Pipplware. Esperemos que gostem, e dêem a vossa opinião.

xfce4.10_dirty

O RetroPie foi também actualizado para a versão 3.1, incluindo também mais algumas actualizações extra até à data de 26-10-2025. Em relação ao RetroPie 3.0 do PiPplware 4.2, foi adicionado o jogo Super Mario Wars aos Ports e disponibilizado o OpenTyrian e SuperTux para instalação em Settings -> RetroPie Configuration -> Experimental. Foram também adicionados os emuladores de arcadas lr-mame2003 e lf-fba-next, este último com suporte a mais 3500 jogos de arcadas. O suporte a comandos PS3 foi tb melhorado assim como a instalação e emparelhamento de comandos e dispositivos Bluetooth no geral. E claro, várias correcções de bugs, melhoramentos e mais. Podem consultar todos as novidades do RetroPie 3.0 aqui.

supermariowar

O Kodi foi também actualizado para a versão Isengard 15.2 assim como todos os PVR addons. Foram feitas também algumas pequenas optimizações no Kodi, para uma melhor experiência “out-of-the-box”.

kodi15.2-rc2

O Pipplware 5.0 RC2 traz agora também  instalado o seguinte software adicional:

  • Chromium Browser 45, com o Flash Player incluído. Apenas compatível com o Raspberry Pi 2.
  • Libreoffice, a melhor suite office gratuita disponível actualmente.
  • Claws Mail, um cliente de email de simples usabilidade e configuração, rápido e com bastantes funcionalidades.
  • BlueJ e Greenfoot, dois IDEs de programação JAVA.

Apesar do Pipplware 5.0 RC2 trazer mais software, funcionalidades e emuladores, conseguimos optimizar a imagem de forma a ocupar pouco mais espaço.

xfce4.10_newapps

Notas:

  • Devido à mudança do Raspbian Wheezy para o Jessie como base, e consequentes alterações profundas no sistema que não são visíveis a muitos utilizadores, não existirá updates de versões anteriores para a versão 5.0. Seria extremamente difícil garantir um processo de update sem causar problemas.
  • No entanto, após o lançamento da versão Pipplware 5.0 estável, existirá updates para versões superiores futuras, tal como acontecia com as versões anteriores do Pipplware.
  • Relembramos que esta é uma versão “Release Candidate”, ou seja uma versão de testes e como tal pode conter bugs! Caso encontrem algum bug/problema agradecemos que as reportem aqui ou nos canais habituais, assim como qualquer sugestão para melhorar o sistema operativo.

Download:

PiPplware 5.0 RC3

Changelog

 

18 thoughts on “Pipplware 5.0 RC2

  • Boa tarde!

    Hoje eu uso a versão 4.2, como eu faço para fazer um backup das minhas configurações e ajustes, assim como jogos do Retropie e configurações de controle, para poder obter tais, após instalado a versão 5.0?

    Se for o backup pelo sistema do Pip, creio que ao formatar e instalar o 5.0, irei perder o arquivo de backup, como eu salvo?

    Obrigado!

    • Se já fizeste o backup, podes usar um dos métodos de acesso remoto para copiar o backup para um outro dispositivo na rede, como por exemplo, samba:
      http://pipplware.pplware.pt/wiki/remote-access/

      Depois copias de volta para a nova instalação.

      Se ainda não fizeste, podes ligar um dispositivo USB e fazer o Backup que irá ficar no dispositivo USB automaticamente. Depois podes usar o Restore, que restaura tb automaticamente do dispositivo USB.

      • Não deu certo, fiz o backup, tanto com o USB conectado, quanto no SD, já que tenho espaço, sem sucesso… Perdi os jogos, mas, coloco eles de novo… Dúvida grande que tenho, são duas:

        O XFCE acessa com o usuário PI, porém, para algumas pastas e dispositivos, aparece ROOT, o que acontece, volta e meia, não consigo deletar a pasta, nem por reza, faço de tudo e nada, nem pelo SAMBA, nem pela própria interface visual, nem por SSH, nada, diz que não tenho permissões.

        Usei o comando “Chmod” atribuindo 777 para as pastas, sem sucesso, tentei deletar no RM -rf, -r, também, sem sucesso, única forma que consegui, foi ligando num PC windows, acessando o HD e apagando as pastas, porém, ele, volta e meia cria pastas dentro do HD, que também não consigo apagar…

        Tem como acessar o SSH com usuário ROOT, para tentar dar permissão ou apagar as coisas?

        A segunda dúvida, é, quando coloco a rom dos jogos, ele cria um segundo arquivo, exemplo, .sonic e sonic, o sonic abre, o .sonic é inválido, acontece, que em alguns emuladores, eu tenho 30 jogos, e ficam 30 arquivos .XXX, exemplo, antes, eu apago eles, eles voltam, não tem como evitar isso?

        No aguardo, obrigado pelo Excelente trabalho!

        • Deves confirmar se o backup foi bem sucedido ou não, no final é apresentada uma mensagem. Ou então verificar se o ficheiro de backup contem todos os ficheiros.

          Relativamente a permissões, deves pesquisar na internet sobre como sistemas Linux funcionam. O facto de existirem ficheiros com o nome de utilizador e pi (directório home por exemplo) e outros como root (o restante) tem uma boa razão de ser, e normalmente os ficheiros que estão como utilizador root não devem ser removidos. Podes alterar ou remover ficheiros root com o sudo, ou fazendo login como root em qualquer terminal, mas fica a aviso para se depois houver algum problema.

          Quanto à ultima questão, nunca reparei na criação de ficheiros, de extensão igual ao nome do jogo, mas caso aconteça, o mais provável é serem criados pelo emulador que está a usar e como tal devem ser necessários. No menu do ES esses ficheiros não aparecem, só determinadas extensões aparecem, conforme o emulador.

          • Então, deve ser isso, ele não da msg alguma, somente volta para o menu, onde seleciono a opção de backup, tanto, que ele nem se quer foi criado.

            Outra dúvida, eu uso, cartão micro sd de 16gb, classe 10, como devo formatá-lo, para depois sim, usar o programa de imagem (img) para gravar no cartão?

            Eu peguei ele todo vazio, e montei a imagem, o problema, é que o backup, realiza o clone de todo o cartão, e só fica visível a partição BOOT, alguma dica pra me dar?

            Grande abraço, obrigado pela atenção!

  • Boas,
    Na RC3 ao fazer sudo apt-get update upgrade e por ai adiante da erro couldnt connect e tenta primeio em ipv6 e depois em ipv4 mas da erro ao conttactar nos dois.

    mirrordirector.raspbian.org

  • Sempre que tento instalar um add-on aparece a informacao de que a estrutura do add-on nao e correcta. Isto acontece inclusive no repositorio a minha casa digital que vem ja configurado na instalacao do pipplware. Alguma ideia do que se estara a passar?

    • Esta versão ja é um pouco antiga pelo que aconselho primeiro a actualizar o PiPplware para a ultima versao e depois verificar se o repo esta correto uma vez que foi mudado ha algum tempo atras.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *