PiPplware 4.1

 

É com enorme prazer que anunciamos o PiPplware 4.1 !

Esta versão centra-se principalmente numa pequena actualização dos componentes que integram o PiPplware, bem como algumas melhorias na sua configuração e interface.

 

pipplware_4.1-1

 

A principal novidade é a actualização do RetroPie para a versão RC 1, incluindo todos os emuladores. Foi também adicionado suporte a mais gamepads bem como melhorias nas configurações dos controlos. Agora para configurarem um gamepad basta carregar em START -> Input Config e definir os botões como desejado. Deste modo poderão logo controlar tanto o Emulation Station como todos os emuladores do RetroArch, que são a maior parte, com o(s) vosso(s) comando(s). Foram também adicionados vários emuladores à secção experimental, instaláveis no ES -> Settings -> RetroPie Configuration -> Experimental Packages.

 

pipplware_4.1-3

 

Outra das principais novidades é a inclusão do LimeLight Pi. Com o LimeLight poderão fazer streaming dos vossos jogos no PC para jogarem no Raspberry Pi, como se os estivessem a correr directamente. O LimeLight Pi é instalado facilmente no ES -> Settings -> RetroPie Configuration -> Experimental Packages. Não se encontra instalado por omissão porque é necessário emparelharem o vosso PC no processo atendendo aos seguintes requisitos:

– Computador com uma placa gráfica Nvidia GTX 600/700/900 series.
– Geforce Experience 2.1.1 ou superior

 

pipplware_4.1-5

 

O Emulation Station está também mais elegante. Foi melhorado o artwork do ES bem como as descrições das opções no menu “Settings”. Algumas destas opções foram também melhoradas ligeriamente, por exemplo, em “Change ES Emulators” foram incluídas mais opções, uma delas onde é possível personalizar os emuladores à vossa maneira.

 

pipplware_4.1-2

 

O PiPplware 4.1 é baseado na ultima versão do Raspbian (2015-05-05) com todos os updates até a data. O Kernel foi actualizado para a versão 4.0, assim como o firmware, portanto mais alguns dispositivos são suportados “out-of-the-box”. No Kodi, o TV Portuguesa deixa de ser incluído, portanto, agora todos os addons do Kodi presentes no PiPplware são oficiais. Todos os addons encontram-se actualizados até á data.

 

pipplware_4.1-4

 

Actualização:

O processo de actualização é o costume, basta executarem o “Update System” no menu “Settings” do Emulation Station.

Alternativamente podem actualizar o PiPplware executando o seguinte comando num terminal:

sudo update-system

Notas:

  • Entre a versão 4.0 e 4.1 existe uma outra 4.0.2 pelo que poderá ser necessário fazer duas actualizações, caso ainda não tenham actualizado para a 4.0.2. No fim o PiPplware reiniciará o sistema para o ES onde podem confirmar a versão no canto superior direito.
  • Dependendo de vários factores, como versão do RPi, velocidade da internet, há quanto tempo não é executado uma actualização, o tempo de actualização pode variar de 10 minutos a 1 hora pelo que é recomendado paciência.
  • Caso actualizem pelo terminal, devem fechar o Kodi antes de efectuarem o update.

Download:

PiPplware 4.1

Changelog

 

10 thoughts on “PiPplware 4.1

    • O ES está actualizado no PiPplware 4.1, mas se quiser pode reinstalar, embora duvide que isso vá resolver o seu problema:
      sudo apt-get install --reinstall es-pipplware

      Caso tenha várias jogos ou consolas activas no PiPplware verifique se tem memória reservada ao GPU suficiente, conforme descrito nas Perguntas Frequentes.

  • Obrigado pela resposta
    Não resolveu o problema parece estar no comando xbox que instalei e por isso o teclado não funciona
    como coloco o teclado por defeito no ES

    Obrigado

    • O teclado já vem configurado por defeito, mas se desejar personalizar basta no ES carregar em Start -> Input Config, e premir uma tecla durante 2 segundos, para configurar o respectivo controlo.

  • O pipplware não arranca para o kodi, mantém-se no Emulation Station e como não tenho um teclado usb não o consigo controlar.

    Será possível ativar o menu para escolha das opções de boot por SSH?

    Ou, como é que por SSH posso configurar o boot para que arranque para o KODI diretamente sem passar pelo Emulation Station?

    Obrigado.

  • Para ajudar na gravacao da imagem deve usar o pv (sudo apt-get install pv) e depois executar

    dd bs=4M if=imagem.img | pv | dd of=/dev/mmcblk0 ; sync

    onde imagem é o arquvio iso e mmcblk0 é o sdcard no pc que vai gravar a imagem

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *