Kodi 16.0 “Jarvis” disponível no Pipplware!

Foi no passado domingo que a Fundação XBMC disponibilizou finalmente o Kodi 16.0 “Jarvis” e encontra-se a partir de hoje disponível a actualização para os utilizadores do Pipplware.

kodi_16_jarvis

As novidades são bastantes, o desenvolvimento desta versão focou-se principalmente no refinamento das opções existentes assim como a adição de pequenas novas funcionalidades que todos os utilizadores irão certamente apreciar, especialmente os mais avançados:

  • Registo de eventos onde poderão consultar tudo o que se passou de mais importante no Kodi, assim como mensagens de erros.
  • Possibilidade de “esticar” videos 4:3 em ecrãs 16:9 de forma a que a imagem não se deforme.
  • Várias melhorias no gestor de addons, podem agora por exemplo desactivar/activar a actualização por addon assim como escolher o local de onde actualizar caso tenham multiplas fontes.
  • Várias melhorias na Biblioteca de Musica.
  • Várias actualizações e melhorias nos PVRs (Personal Video Recording)
  • Melhor suporte a blurays/videos 3D, passando o Raspberry Pi a ter suporte a todos os formatos de video 3D actuais.
  • Melhorias gerais a nível de som como suporte a descodificação “lossless” (sem perda de qualidade) de vários formatos como DTS-HD
  • Suporte inicial de ADSPs (Processamento de sinais digitais de audio) (experimental)

Novidades de outras plataformas foram omitidas para simplicidade. Podem consultar todas as alterações aqui e o anúncio oficial aqui.

jarvis1

Para além das novidades do Kodi 16.0 Jarvis, o Pipplware passa a ter suporte de controlo por gamepads/joysticks no Kodi. Gamepads da Playstation, XBOX, Wii, Logitech e mais alguns têm suporte “out-of-the-box”, ou seja, basta ligar o gamepad e fica logo a funcionar. Outros gamepads/joysticks necessitam de configuração do controlo, para isso basta seguir as instruções aqui. Após update, poderá ser necessário activar a opção em Sistema -> Dispositivos de entrada.

Actualização:

O processo de actualização do Kodi é o mesmo do costume, basta executar o Update System no menu Settings ou Pipplware, no Emulation Station ou no XFCE respectivamente. É recomendado sair do Kodi antes de actualizar.

Podem também actualizar via terminal executando:

sudo update-system

Como é lógico, não perdem as definições, mas caso tenham vários addons de terceiros instalados é recomendado fazer um backup do Kodi, pois podem causar problemas devido a incompatibilidades.

PS: No repositório de testes está agora disponível o Kodi 17.0 Alpha1 pelo que é recomendado desactivarem o repo de testes, por ainda estar numa fase muito inicial.

jarvis2

Caso tenham alguma dúvida podem sempre colocá-la no nosso forum ou no grupo do Facebook.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *