Esconder menus no Emulation Station

Isto pode ser útil caso tenham vários utilizadores do Raspberry e não queiram que essas pessoas alterem as definições do sistema, por exemplo. Para esconder consolas que não usam. Para fazer e personalizar uma “arcade machine”.

Actualmente o Emulation Station não tem uma opção na interface para esconder menus. No entanto fazer isto é bastante simples.

  • Arrancar o XFCE, abrir o gestor de ficheiros e seleccionar a opção para visualizar ficheiros ocultos.
  • Entrar na pasta .emulationstation e abrir o ficheiro es_systems.cfg com o Mousepad.

es_without_settings1

Nesta pasta temos tb um ficheiro com o nome es_systems.cfg.original, entre outros, que é o ficheiro anterior original do Pipplware e é actualizado com os updates, pelo que recomendamos não alterarem este ficheiro e podem sempre usá-lo como backup.

  • Selecionar o(s) menu(s) que pretendem esconder, e apagar a respectiva entrada, que vai de <system> a </system>. Neste caso removemos o menu “Settings”.
  • Gravar as alterações e reiniciar o sistema. E já está! Quando chegar novamente ao ES terão algo como isto:

es_without_settings2

Notas:

  • Podem apagar os menus que quiserem, conforme desejarem e até adicionar menus personalizados, mas isso fica de fora deste tutorial.
  • Podem fazer isto tb remotamente, o conceito é o mesmo. Por exemplo, alterando o ficheiro /home/pi/.emulationstation/es_systems.cfg  através da rede do Windows. Podem tb editar o ficheiro no terminal se preferirem, claro.

3 thoughts on “Esconder menus no Emulation Station

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *